General Iko Carreira
Foi o 1º Ministro da Defesa de Angola Independente, de 1975 a 1980. Era considerado o terceiro em comando no partido e no Estado angolano durante a década de 1970, atrás somente de Agostinho Neto e Lúcio Lara.
General Kundi Paihama
Serviu como Ministro da Defesa de Angola de 1999 a 2010. E entre 2010 a 2014 como Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria. É principalmente lembrado por ser o Comandante Militar das tropas do Estado angolano na etapa final da Guerra Civil Angolana.
General Osvaldo de Jesus Serra Van-Dúnem
Foi Ministro do Interior. Ministro da Juventude e Desportos. E embaixador de Angola em Portugal.
General de Exército João de Matos
Foi o primeiro Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA). Liderou a força militar angolana enviada para a República Democrática do Congo, a pedido do então Presidente Laurent-Désiré Kabila, na guerra civil que atingiu o país vizinho, em 1998.
General Kamorteiro
Foi um dos co-signatários dos acordos de paz para Angola, rubricados a 4 de Abril de 2002 entre o Governo angolano e a UNITA. Desempenhou, entre outros, o cargo de Chefe do Estado Maior General Adjunto para Área Operacional de Desenvolvimento das FAA, e também foi o responsável máximo do alto comando das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA).
General Paulo Lara
Exerceu vários cargos na hierarquia militar destacando-se o de Chefe da Repartição de Operações do Estado Maior General, (EMG), Chefe da Direcção de Operações do EMG, Chefe da Divisão de Planeamento e Organização do EMG, e Chefe do Posto Comando Central da Operação Restauro.
General Simione Mucune
Simione nasceu na província do Cunene, e foi um general das Forças Armadas Angolanas (FAA), e Chefe Operacional do mesmo exército na província do Bié. Durante o exercício de suas funções nas Forças Armadas Angolanas, Mucune ganhou o respeito e admiração dos seus superioriores militares.
General Nguto
Tendo feito o Curso Superior de Tropas Blindadas, na Rússia, o inditoso exerceu importantes cargos nas Forças Armadas Angolanas, entre eles o de Adjunto do Chefe do Estado-Maior General para a Área Operacional e de Desenvolvimento e Chefe do Estado-Maior do Exército.
General Ben Ben
Durante o período de relativa trégua entre a UNITA e o Estado angolano, na década de 1990, foi General das Forças Armadas Angolanas. Também foi Comandante Militar, diplomata e político da União Nacional para a Independência Total de Angola. Após a independência angolana, galgou posições de comando na ala militar das FALA
General Valeriano
António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, foi um militar de fortes convicções que, ao longo do tempo, prestou relevantes serviços militares nos processos de luta à causa dos sublimes interesses da nação angolana.
General Gueto
Durante a célebre batalha do Cuito Cuanavale, o General Ngueto era o Comandante das tropas da VI Região Militar e, consequentemente, do grupo de tropas que se encontravam naquele município do Cuando Cubango.
Brigadeiro Kubanza
Foi 2º Comandante da Unidade de Segurança Presidencial (USP), e serviu com zelo e dedicação na protecção da integridade física e moral do 1º Presidente e do 2º Presidente da República de Angola.
Brigadeiro Lenguluca
Exerceu o cargo de Chefe do Estado-Maior da Unidade de Segurança Presidencial (USP), e desempenhou com zelo e dedicação na protecção da integridade física e moral do 1º Presidente e do 2º Presidente da República de Angola.
Comandante Silvino Silva Panzo
Foi um importante Comandante Militar do Exército de Libertação Nacional de Angola (ELNA), antigo braço armado da FNLA.
Comandante Tarzan
Foi um Comandante Militar de destaque no Exército de Libertação Nacional de Angola (ELNA), o antigo braço armado da FNLA.
Previous slide
Next slide